O mundo do futebol


Desde sempre gostei de futebol, não sou um adepto fanático ao ponto de acompanhar a minha equipa em todos os jogos, e fazer parte de uma claque. Gosto. Apenas isso. Gosto da simplicidade deste jogo, simplicidade essa que leva a serem atingidos complicados processos, une em equipa, outros a solo, o que faz este desporto um grande espectáculo.

O que me levou a escrever este post, foi o facto do futebol se estar a tornar cada vez mais um negócio, equanto a mim, a perder a essência daquilo que ele deveria ser. Quanto a mim, muitas das regras (não do jogo em si, mas as regras que rodeiam o jogo) estão erradas, e desvirtuam o próprio espectáculo. Por isso, deixo aqui algumas das alterações que eu fazia, e que, quanto a mim, deixariam o futebol bem mais rico.

Os clubes .........................

Não sou nem nunca fui racista nem xenófobo. Porém acho que devia haver limites de estrangeiros nos clubes.

- Cada equipa apenas podia contar com 5 jogadores de outra nacionalidade que não a do país a que pertence o clube, independentemente de serem naturalizados ou não.

- Apenas contariam como jogadores nacionais, jogadores que, somados todos os anos da sua vida, tivessem passado mais tempo no país ao qual pedem a nacionalidade, do que no país de origem. Por exemplo, um jogador com 20 anos, só contaria como nacional no nosso país, se tivesse vindo para Portugal com 9 anos no máximo, ou seja se estivesse em Portugal à 11 anos. Esta regra seria também aplicada aos jogadores mais jovens.

-Todos os países teriam de ter na divisão maior apenas 16 participantes.

Os Juniores .........................

- Cada clube, teria de conter no alinhamento inicial de cada jogo (ou seja nos 16 jogadores, 11 + 5 do banco), 4 jogadores vindos das camadas jovens.

- As equipas juniores de cada clube, apenas podem conter no máximo 3 estrangeiros no 11 a actuar em cada partida, sejam eles estrangeiros ou naturalizados.

- Acho que seria boa ideia a criação de Competições Europeias de juniores.

As competições europeias ..........................

- O campeão nacional, o vencedor da taça, e o vencedor da Taça da Liga, tinham direito a participar na Liga dos Campeões.

-Consoante o ranking dos países, alguns tinham direito a ter no máximo 3 participantes (os vencedores das respectivos Campeonatos e Taças), outros países apenas o vencedor do Campeonto e da Taça, e outros apenas o vencedor do Campeonato. No caso de apenas uma equipa vencer as três competições (campeonato, taça e taça da liga), apurava-se as finalistas vencidos.

- A Liga dos Campeões começaria com eliminatórias a duas mãos, até restarem 16 participantes, que se dividiriam por 4 grupos, a duas voltas. Os primeiros de cada grupo passariam para as meias-finais, a duas mãos. Sendo a final a uma mão.

- A Liga Europa contaria (dependendo do ranking) com os 2º,3º, e com os finalistas das taças nacionais e taças da Liga. 4 participantes no máximo para os países com maior ranking.

-O formato seria o mesmo que a Liga dos Campeões.

- De 4 em 4 anos, fazer-se-ia uma competição especial, em que se reuniriam os melhores clubes dos 4 anos anteriores, de modo a fazer uma SuperLiga dos Campeões. Participariam os vencedores da Liga dos Campeões e Liga Europa, vencedores dos campeonatos, taças nacionais e taças da Liga, e os 2ºs e 3ºs classificados de cada país. O número de participantes por país dependeria do ranking. O formato seria igual à Liga dos Campeões.

Taça Intercontinental ..........................

- Anualmente realizar-se-ia uma competição com o vencedor da Liga dos Campeões da Europa, Liga Europa, Taça dos Campeões Africanos,Taça das Taças Africanas, Taça dos Campeões Asiáticos, Taça das Taças Asiáticas e Vencedor da Taça dos Libertadores e Copa Sul-Americana.
2 grupos de 4 equipas a uma mão, com os primeiros a irem à final. O continente organizador seria rotacional.

Taça Latina .........................

- De 4 em 4 anos realizava-se, como torneio de pré-época a Taça Latina, com 4 clubes portugueses, 4 espanhóis, 4 franceses e 4 italianos. A competição seria a eliminar, começando nos oitavos-de-final.

Selecções Nacionais .........................

- Apenas jogadores nascidos no país e jogadores naturalizados que tivessem passado no mínimo 3 quartos da sua vida no país que o acolheu poderiam fazer parte da selecção nacional.

- O Campeonato da Europa contaria com 4 grupos de 4 equipas (16 participantes), e o Mundial com 32 equipas, com o formato a manter-se.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello there, I do thіnk youг blog could be haѵing internet
browser compatibility problems. Whenevеr I take a look
at your blog in Ѕafari, іt lοoks fine but ωhen opеning іn I.
E., it's got some overlapping issues. I just wanted to give you a quick heads up! Besides that, excellent blog!

My blog Highly Recommended Webpage
my page :: gruks.org