Inexperiências - Poesias Originais

Este espaço dedicarei à poesia,que por sua vez é dedicada às Anas, Joanas e Marias da minha vida. Todas elas (as poesias!) neste espaço são de minha autoria,mas não são minhas. São de quem as lê. Pensei em nunca mostrá-las ao mundo, não por medo que um qualquer autor em maré de desinspiração me plagiasse (podem não ter qualidade para isso,mas estão protegidas), mas simplesmente por me expôr demasiado. Visto que elas não são minhas (são de quem as lê), no momento em que alguém estiver a lê-las,estarei na sua posse. Não literalmente.Não fisicamente.Duma maneira mais íntima ainda...

Inexperiências



... Preceito .....................................

Do instinto vem quando é pura aventura
Apenas sinto quando realmente sentimos
e quando o vento passa é que ouvimos
sem interessar o tempo que o murmúrio perdura

É melhor pensar que nem existimos
que nascemos da noite,do luar ou das nuvens
Que chegámos, amámos, pecámos e partimos
Como a água das monções, depois das chuvas

De ti não quero precisar, quero estar
e estando nem quero pensar, quero beijar
teus lábios azuis, cheios de cor

Quero ter a alegre fúria de ter-te
Sentir a eterna e terna raiva de morder-te
e assim não serei mais um. Mas amor.




... Nuvem ........................................

Castos e suaves pastos
que me implora a aventura
Naturalmente a única cura
contra estes ares nefastos

Um novo céu, uma nova vida
que me aparta da loucura
A cinzenta inodora brandura
desta terra mal parida

A léguas e léguas daqui
está minha alma que serena
Partiu primeiro sem pena
de deixar sua matéria aqui

Onde mentes computorizadas
são alegremente manipuladas
por dementes capitalistas

Pondo o indigente no fogo
o povo cego entra no jogo
viciado por egos fascistas

Não lutarei por todos nós
Só quero que minha vagem cresça
e um milagre floresça:
meu corpo com sua alma a sós !




... Simples Desejo ..........................

Quero teu corpo na cama comigo
Atear-lhe a chama rosa da poesia
E algures entre o real e a magia
ser teu igual, amante e amigo

Quero teu corpo na cama comigo
Ver a prosa e o verso transpirar
Sentir o delíquio das rimas que sigo
Numa orgia lenta no ar, a pairar

A prioridade das coisas que quero
É querer teu corpo na cama comigo
Pois teu ventre quente venero
Quero-te na cama e mais não digo!




... Sabor a não saber ..........................

Vocês nem imaginam
as coisas que não sei.

Não sei o porquê do céu ser azul
e como os olhos o vêem de uma forma colorida
E a semente da vida terá sido trazida
por gente de um Universo mais a Sul ?

Não sei se os pintores alucinam
só para o mundo ser alguém
E as palavras que os poetas rimam
terão sido inventadas por quem ?

Não sei se a gaivota que voa
chegará a um sítio longínquo
E se gritar ? A minha voz lá ecoa ?
Envenenar-me-á este ar que quase trinco ?

Não sei sequer o que sou
Nem se para algo sirvo
Como saberei se realmente não estou
no enredo de um qualquer livro ?

E um qualquer escritor mimado
me conserva aqui fechado
nesta história que não inventei

Substimo a própria inteligência
pois o que me consola a consciência
é saber que nada sei.

Só sei que o que sei é nada de nada
Um dia apareceu-me uma fada
e quando me estava a contar tudo
o meu Deus fez-me ficar surdo

Vocês nem imaginam
as coisas que não sei...




... Génese - Tributo ..........................



Corpo de chama que do vulcão saida
Volvida em lava para a terra voltou
Quem te deu a mim ? Quem me deu vida ?
Corpo que do meu corpo se soltou

Já foste não sei quando despedida
Quem para mim de novo te arrastou ?
Quero-te em pedra, não diluída
Corpo de fogo, nesta terra que eu sou

Então a paixão que sobe de repente
do fundo dos abismos é tão ardente
que de tão envolvente, o próprio mar recua

Sobre si mesma se move e uma ilha ascende
Pois só na terra,na terra é que se prende
e eu só a ti, puro fogo, chama nua.





... Fome ............................................

Dorme e assim come a fome
ao sonhar que tens comer
Aprecia o sonho e devagar come
pois amanhã podes não ter

Finge que tens pão à tua frente
Finge, pois a sonhar ainda és gente
Acordando podes não voltar a ser

Come à tripa-forra e não repartas
Porque a sonhar só a tua fome matas
Só à tua alma podes dar de comer

Vá lá, apressa-te e dorme
Despacha-te a enganar a fome
Para o teu espírito não morrer.





... A musa ............................

Bebi nos teus flancos a loucura
Sabor a jovem nuvem de absinto
És o calor que a sonhar sinto
A noite que à noite me procura

Quando ris teus olhos param no tempo
De tão subtil teu corpo luar flutua
Pisas a caminhar o próprio vento
E tuas pegadas ficam como na Lua

Eternamente gravadas na minha mente
Facas cravadas que meu corpo não sente
Ainda está dormente daquela última vez
que a tua língua humedeceu minha tez

Cheiras a rocha que toca o mar
E eu sou mar que marés-vivas inventa
Somente para te abraçar
Com paixão cega, fúria lenta

Agora finge que nada leste
Ou que nada entendeste...





... Ininterrupto .................................

A corrente de ar dos meus sentidos
Ao abrir as janelas da imaginação
Exprime que jamais dará ouvidos
Às algemas negras da repressão

Um ideal é como o vento
Contínuo, constante, indomável
Passa e não liga ao momento
É irmão do próprio tempo, inesgotável

Vive e cresce numa mente
Ligeiro sopro que nos céus não sente
O vendaval absoluto que cresce indomável

Errando não tem perdão
Mas cospe na face da razão
Quando é puro, imputável

A corrente de ar dos meus sentidos
Ao partir as trancas da repressão
Exprime que sempre dará ouvidos
Às janelas abertas da imaginação





............ O frasco ainda morno .......................

Tão quente que está a semente que na terra se enterra.E tão ardente é teu corpo e teu ventreque o meu sémen venera.
Sei que a semente, impaciente, por água espera. Como no teu ventre está um rebento que é da gente e por amor desespera.
Porém a nuvem não passou. A chuva não caiu. A semente não brotou. A ave que passou a agarrou e partiu. A levou para terras de quem nunca mais voltou.
E teu ventre já não acolhe o ser. Que saiu por onde entrou...pelo prazer.
Não consigo amar. O remorso me consome e faz meu espírito ter fome de chorar.
Senti agora o papel morno. Tristeza e morte também senti. Há dádivas que não têm retorno. Algo murcha por viver sem ti.









...............................................................................

Bom dia... Penso eu. Ou talvez as massas estejam em guerra e hajam vidas a morrer.
Bom dia para lá, onde a semente odeia a terra,onde o povo sente vergonha, fome e sede.
Um bom dia para o pescador que só traz desgraça na rede!
Bom dia continuo eu a dizer.Mas talvez as árvores continuem a ser abatidas,sustentando a putrefacção das abastadas vidas de champanhe, sedas e poder.
Amo a força das palavras daqueles que auxiliam a razão. Então bom dia ao homem justo que leva um tiro na cabeça,e aos seus que levam dois no coração!
Muito bom dia para a senhora e para nossa senhora.Bom dia para os que têm água pura na piscina e para os que não a têm na lavoura...
Bom dia também para ti, que estás a ler. Tu, que tens um umbigo melhor que o dos outros. Os quais nunca viste.Os quais te recusas a ver.





.................... Tubo de ensaio .........................................................

Perigosas almas supremas
Pairam no ar sobre nós
Troçam dos maiores teoremas
Silênciosamente, de olhar atroz

A Terra uma enorme incubadora
Experiência morosa, mas promissora
Testando a Humanidade de perto

A extinção dos Dinossauros foi-me explicada
Foi a única solução encontrada
A Natureza não seguia o rumo certo

Sei tudo isto porque sonho
Vi também um ser medonho
E nem Deus será capaz
De perdoar a tal Satanás.









................................ Deus Natura ..............................................

Deus é o mar que cria a chuva
e é a chuva que na terra cai
Terra molhada, água turva
Fonte por onde Deus sai

O único ente que acredito
é a nossa Mãe Natureza
Essa eu tenho a certeza
que tem um poder bendito

O próprio poder da vida
O ser que em mim se formou
Não uma força escondida
aparte de quem eu sou

A Natureza é bela e antiga
Criada por um Deus de ninguém
Não remedeia a dor,o pecado,a mentira
pois é flor e a cor que o céu tem

O Homem a Natureza destrói. Não percebe
que Deus não faz, mas que pede favores
Idolatrem os rios,o sol e a neve!
Tirem dos jarros todas as flores!

Deus não tem face.Tem faces
Nem tem cheiro.Tem cheiros
Nem tem cor.Tem cores.











................................. Clara Cegueira ................................................

Á cega ganância ; feroz turbilhão
Falta uma chorada santa reza
Entoada que nem maldição
Ao poder onde o remorso não pesa

Instruído de nada que é bendito
Despido de bondade o futuro
Dançarás no baile do aflito
Onde morre quem não mata o ser mais puro

Os Anjos só oram no Céu
E este mundo ; mastro de cocanha
Cria a cadela sarnenta pranha
do Homem ; Demónio e único réu.











.............. Amor que mais amei ...........................

De todas as mulheres que amei
Todas respeitei
A todas implorei um beijo

E de todas as mulheres que gostei
A todas eu honrei
Com um doce e subtil cortejo

Porém...de todas as mulheres que venerei
Uma e uma só me apaixonei
Com tal paixão digna de respeito

Ana era seu nome
E seu corpo lume
Sonho que sonho quando me deito...





.................... Insensitivo .........................................

Pergunto-me se sentir é indispensável a todo o ser
Se a dor é inevitável no acto de parir
Se a lágrima tem de cair num esgar de rir
Se a pena tem de vir com o retrato lento do morrer

Pergunto-me se o mundo seria perfeito
Se a saudade fosse ausente depois de anos de ausência
E se a mentira não fosse um direito
A essência da verdade não abria falência?

Será o mundo belo por causa do amor?
Ou será o amor bom por contraposição da dor?
Haverá saudade sem o abraço da chegada?

Deixarão todos os passáros de trinir
Deixará porventura o Homem de os ouvir
Se os olhos cegos não colorissem a madrugada?

Se terminasse o reino do exprimir
Estar calado seria eloquência
O mundo uma eterna maledissência
Sem arte, sem o toque, sem o sorrir.






............. Sonho de Voar ..................................................

À revelia de todos os meus sentidos
Meu espírito abraça a rebeldia
O momento chegou e nem o sentia
O dia estava calmo sem ruidos

Tal paz me invadiu, inconsciente
Dormente, minha atenção nem pressentiu
A razão posta de parte consentiu
Tal acto irracional, incoerente

E quando lá do alto me atirei
Por milagre ganhei asas e voei
A vontade venceu gloriosa a gravidade

E hoje sei que nem a morte apaga a vida
Se sonhar for realidade conseguida
Sou alma sem corpo, luz branca sem idade

E no momento da verdade,salta de encontro à vontade!























9 comentários:

Unknown disse...

Pois isto das Anas tem muito que se lhes diga.
Todos os meus amigos.... têem algumas marcas de algumas Anas....
Porque será? E sei que já marquei alguém... Mas...será feitiço do nome?

Se souberes....responde-me.

Anónimo disse...

Quando souber eu digo-te...mas esse feitiço ataca rápido?

Unknown disse...

Boa pergunta..... mas não sou feitiçeira.... lol :)

Já agora porque é k keres saber se ataca rápido? hum????

Anónimo disse...

Para saber se devo meter...ou não...o meu escudo protector.É que eu sou o Feiticeiro...

Unknown disse...

Como é obvio não te direi. Há coisas que temos de ser nós próprios a descobrir.

Já agora és um feitiçeiro dos bons ou dos maus?? (É para estar prevenida)!!

Anónimo disse...

Sou o Feiticeiro do Sol, Pai do Fogo. Se sou bom ou mau depende do ponto de vista, dos interesses e das vontades...

Unknown disse...

Feitiçeiro do Sol??????? Pai do Fogo???????????????????????????????
Interesses, pontos de vista, Vontades......

Ai valha-me Deus..........

Unknown disse...

Pudemos mudar de assunto??

Afinal foste tu que disseste que não se devia acreditar nestas coisas de feitiçarias!! PORTANTO........ Arranja outro assunto.

Anónimo disse...

AH,AH! Estavas quase a acreditar que eu era um Feiticeiro! Mas não sou...sou um mero...aprendiz de Feiticeiro!:)

Bjocas fofa!